top of page

ORQUESTRA FILARMÔNICA

ORQUESTRA POPULAR TUHU

MÚSICA DE CÂMARA

A formação de cada aluno no caminho da profissionalização se dá a partir de sua participação nas atividades artísticas do Projeto. A Orquestra Filarmônica, a Orquestra Popular TUHU e os grupos de câmara possibilitam conhecimento, vivência cultural com profissionais de ponta e o compartilhamento nas diversas etapas da cadeia produtiva de eventos musicais.

 

O PROJETO

 

O Projeto “Villa-Lobos e as Crianças” desenvolve um trabalho cultural através da música, que visa profissionalizar jovens talentos de comunidades carentes no Rio de Janeiro. Criado em fevereiro de 2008, tem como ponto de partida os ensinamentos pedagógicos do maestro Heitor Villa-Lobos. O Projeto, dirigido por Turíbio Santos, conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e dos Museus do Rio de Janeiro.

 

Os alunos são selecionados em outras iniciativas sócio-educacionais, que utilizam a música para atingir comunidades de baixa renda, envolvendo um número significativo. Já são oito mil estudantes no chamado Grande Rio: Dona Marta (Botafogo), Formiga (Tijuca), Rocinha (São Conrado), Pavão-Pavãozinho (Ipanema e Copacabana), Chapéu Mangueira (Leme), Rio das Pedras (Barra da Tijuca), Bangu, Campo Grande, Santa Tereza, Vigário Geral, Parada de Lucas, Ramos, Jacarezinho, Vargem Grande, Caramujo e Grota do Surucucu (Niterói), Mesquita, Nova Iguaçu, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica.

 

A cada ano são selecionados 10 novos alunos, que substituem os 10 que se formam. Os mais antigos integram o corpo de monitores e colaboradores. Há sempre em torno de 60 alunos no Projeto “Villa-Lobos e as Crianças” e todos participam das orquestras (filarmônica e a popular) e dos grupos de câmara. Além de capacitação profissional prática, os alunos recebem do Projeto educação musical de qualidade e incentivo às atividades escolares.

.
 

bottom of page